Um clube de livros para designers

Sempre fui um comprador de livros e revistas compulsivo. Do tipo que não consegue sair da livraria sem comprar pelo menos um tí­tulo. E isso, ao longo do tempo, gerou pra mim dois problemas que eu não sabia como resolver.

Um dos problemas é a falta de espaço.

Ora, para guardar essa quantidade de livros e revistas eu preciso de muito espaço. E cada mês que passa minhas estantes não conseguem dar conta do tsunami de livros que chegam. Daqui a alguns dias eu vou ter mesmo que apelar para os livros digitais. Não vai ter jeito.

O outro problema é que, mesmo que eu ficasse somente em casa lendo os livros que eu compro, não conseguiria dar conta de todos eles.
Daí­ voce pergunta: “E pra que compra?”. Já ouviu falar em ví­cio?

Bem, caminhando pelas avenidas da internet um determinado dia em que fazia uma pesquisa sobre UX Design (que significa User Experience Design ou Design centrado na Experiência do Usuário), me deparei com um video que falava sobre um clube de livros. E para minha surpresa, um clube de livros sobre UX.

Foi desta forma que conheci o UX Book Club e o amigo Pedro Belleza, que é o coordenador do UXBC de Porto Alegre e que tem o mesmo problema de quantidade de livros comprados e não lidos.

Mas o que é o UX Book Club?
O UX Book Club são comunidades espalhadas ao redor do mundo com o objetivo de desenvolver as habilidades e conhecimentos dos profissionais de Design de Interação, Arquitetos de Informação, especialistas em interação, Designers de interface e áreas afins, através da leitura e discussão de livros sobre User Experience (UX).

O funcionamento é simples:
Um grupo de pessoas se reúne na mesma cidade e define qual o livro todos irão ler. Após definido o livro, estabelecem uma data para se encontrar e levar dúvidas, apontamentos e tópicos para serem discutidos entre o grupo.
A discussão eleva o conhecimento de todos presentes, gerando profissionais mais capacitados e teoricamente mais experientes nas disciplinas relacionadas ao Design.

Imediatamente eu fiquei muito interessado e entrei em contato com o Pedro para pegar mais dicas. Descobri, por exemplo, que o UXBC de Porto Alegre era o único do Brasil. Com isso, resolvi formar aqui em Salvador o UXBC SSA.

Montei o blog, chamei alguns amigos que se interessam pela disciplina de UX, escolhi um livro e marquei uma data para o nosso primeiro encontro, que foi no último dia 14 de março. E assim nasceu o clube, que já tem o segundo encontro marcado e trará novidades nos próximos dias. Se você quiser mais informações sobre o clube, basta clicar na imagem acima ou aqui para entender um pouco mais e saber as datas, locais e livros escolhidos para os encontros.
Você também pode nos acompanhar pelo Twitter.

Mas, pensando agora em um universo mais abrangente, seria muito legal que novos clubes de leitura fossem formados pelo Brasil, sobre diversos temas. Seria um estí­mulo para que pessoas lessem com mais freqüência e elevassem as estatí­sticas de quantidade de leitores no paí­s, que tem uma média muito baixa (4,7 livros por habitante/ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-livro).

Fica então a sugestão: se você tem interesse em leitura, faça um clube e você vai ver que encontrar amigos para discutir sobre livros de interesse do grupo será uma experiência muito rica para todos.

3 Comments

  1. Gostei da proposta do clube do livro. Eu não sou compradora de livros compulsiva, mas tenho muita coisa comprada e não lida. É o desejo de absorver cultura e informação x as limitações da rotina. Gostaria de saber mais sobre o UX Design. Vou lá conferir!

  2. Parabéns! É muito importante fomentar e incentivar os designers, de universitários aos profissionais.
    Vou divulgar aos amigos que são designers esta ótima iniciativa.

    Sucesso!

Leave a Reply