Layout e música
Sempre gostei de trabalhar ouvindo música.
Na verdade eu passo o dia escutando uma rádio online californiana que toca somente smooth jazz. Ultimamente esse tipo de trilha sonora tem deixado meu trabalho mais “smooth†mesmo. Engraçado como a trilha sonora determina o meu ritmo e a forma de trabalhar. Quando estou com pressa e precisando terminar um layout, geralmente vou escutar um bom metal, de preferência um Symphony X ou até mesmo Slayer. O layout fica mais agressivo, mais arrojado. Quando estou criando para empresas que precisam de um destaque mais institucional, um tom mais sério e corporativo, coloco música clássica, jazz ou um MPB suave. Isso funciona muito bem, pelo menos comigo.
Acho que eu crio uma atmosfera, um videoclipe mental quando estou trabalhando. Ouço a música e vou desenvolvendo o layout, como se os pixels dançassem na minha tela no ritmo da música. A trilha se adequa ao layout e vice-cersa. O trabalho vai fluindo de acordo com a métrica. O equilíbrio surge com o campo harmônico e a sucessão de notas da melodia. As pausas determinam os espaços necessários para que a leitura da página seja clara e obedeça um ritmo. Se o projeto permite o uso de música ou loop, excelente. Já vou criando a música na cabeça e, na hora de produzir a trilha, já está praticamente pronta, faltando apenas alguns arranjos.
Já fui músico profissional e isso me ajuda bastante na hora de compor mentalmente as trilhas.
E eu vou tocando com meu Photoshop o layout. Claro, a cada dia que passa vou aprimorando minha habilidade em tocar e a analogia com um instrumento é pertinente aqui. Quanto mais você pratica, melhor você toca.
O processo criativo é sempre mais interessante quando acompanhado de música, pois conseguimos transpor para as formas o ritmo que precisamos, a harmonia nas cores, desenvolvendo um nível mais elevado de percepção dos contrapontos visuais.
Mas o importante mesmo é não desafinar.
Publicado em 27 de outubro de 2004 – www.bananadesign.com.br

Essa Idéia de Trabalhar Ouvindo Música, uso Também, Lau…
Só Que sou “Cara de Pau” Mesmo, ouço Metal no trabalho “Maresia” da Conder, Pelo menos é distração garantida…
Grande Abraço
só consigo trabalhar, em qq coisa, ouvindo música. minha paixão é rock, apesar de adorar toda música excelente, e trabalho escutando de tudo. o trabalho flui, seja ele qualfor. sou dona de casa e web. tanto o trabalho de casa quanto o trabalho no micro, rola feito agua na cachoeira. adorei seu post. tomara que vc leia meu coment. regina.
Leave your response!
Passado
Categorias