Home » Layout e música

Layout e música

Sempre gostei de trabalhar ouvindo música.
Na verdade eu passo o dia escutando uma rádio online californiana que toca somente smooth jazz. Ultimamente esse tipo de trilha sonora tem deixado meu trabalho mais “smooth” mesmo. Engraçado como a trilha sonora determina o meu ritmo e a forma de trabalhar. Quando estou com pressa e precisando terminar um layout, geralmente vou escutar um bom metal, de preferência um Symphony X ou até mesmo Slayer. O layout fica mais agressivo, mais arrojado. Quando estou criando para empresas que precisam de um destaque mais institucional, um tom mais sério e corporativo, coloco música clássica, jazz ou um MPB suave. Isso funciona muito bem, pelo menos comigo.
Acho que eu crio uma atmosfera, um videoclipe mental quando estou trabalhando. Ouço a música e vou desenvolvendo o layout, como se os pixels dançassem na minha tela no ritmo da música. A trilha se adequa ao layout e vice-cersa. O trabalho vai fluindo de acordo com a métrica. O equilíbrio surge com o campo harmônico e a sucessão de notas da melodia. As pausas determinam os espaços necessários para que a leitura da página seja clara e obedeça um ritmo. Se o projeto permite o uso de música ou loop, excelente. Já vou criando a música na cabeça e, na hora de produzir a trilha, já está praticamente pronta, faltando apenas alguns arranjos.
Já fui músico profissional e isso me ajuda bastante na hora de compor mentalmente as trilhas.

E eu vou tocando com meu Photoshop o layout. Claro, a cada dia que passa vou aprimorando minha habilidade em tocar e a analogia com um instrumento é pertinente aqui. Quanto mais você pratica, melhor você toca.

O processo criativo é sempre mais interessante quando acompanhado de música, pois conseguimos transpor para as formas o ritmo que precisamos, a harmonia nas cores, desenvolvendo um nível mais elevado de percepção dos contrapontos visuais.

Mas o importante mesmo é não desafinar.

Publicado em 27 de outubro de 2004www.bananadesign.com.br

2 Comments »

  • Marcelo Fraguas said:

    Essa Idéia de Trabalhar Ouvindo Música, uso Também, Lau…
    Só Que sou “Cara de Pau” Mesmo, ouço Metal no trabalho “Maresia” da Conder, Pelo menos é distração garantida…
    Grande Abraço

  • regina said:

    só consigo trabalhar, em qq coisa, ouvindo música. minha paixão é rock, apesar de adorar toda música excelente, e trabalho escutando de tudo. o trabalho flui, seja ele qualfor. sou dona de casa e web. tanto o trabalho de casa quanto o trabalho no micro, rola feito agua na cachoeira. adorei seu post. tomara que vc leia meu coment. regina.

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.