Podcasts
Ninguém tem dúvida que, atualmente, várias revoluções acontecem ao mesmo tempo. A Internet tem uma grande parcela de culpa nisso. Mentes brilhantes, ou nem tão brilhantes mas visionárias, podem hoje colocar em prática suas criações, suas idéias, suas oportunidades.
Com o advento do RSS (Really Simple Sindication) fomos contemplados a escolher os sites que nos interessam mais e avisados quando estes são atualizados. Eu uso um desses “RSS agregators†para ficar atualizado com notícias de diversos sites, já que não tenho tanto tempo para ficar entrando de site em site.
Agora surge uma nova revolução.
Um cara chamado Adam Cury, que é VJ da MTV resolveu “ler†o seu blog em arquivos mp3. Ao invento resolveu dar o nome de “podcast†que deriva de iPod (o mais famoso e cobiçado mp3 player do mundo tecnológico inventado pela apple) e de “broadcast†que significa transmissão.
Na verdade, essa revolução está engatinhando. Estão surgindo inúmeros podcasts mundo afora e alguns são brasileiros. Desta forma, posso ficar atualizado e perder pouco tempo, já que não preciso ler as atualizações e sim ouví-las.
Isso para nós é fabuloso, pois, além de exercitar a nossa capacidade multitarefa, não gastamos tempo (que é precioso) para poder estar atualizado. Imagine você desenvolvendo um layout ou tratando uma imagem ouvindo um podcast com as novidades da tecnologia ou o seu jormal predileto.
Melhor ainda é você gargarejar com mel e limão, fazer uns exercícios vocais e soltar o verbo no seu próprio podcast. Já pensou o quanto você poderia contribuir para essa comunidade?
Pois é isso que vários brasileiros estão fazendo e tornando-se pioneiros nessa nova onda. Um dos podcasts que eu acompanho desde o primeiro arquivo e que acho muito legal é o Digitalminds, do Danilo Medeiros (www.digitalminds.com.br), que inclusive tem um tutorial que mostra como fazer o seu próprio podcast. Além desse tem o do pessoal do Tableless (www.tableless.com.br), que traz entrevistas e contribui de forma educacional para os simpatizantes dos webstandards.
Tem até brasileiro morando na europa e fazendo podcast em português, como é o caso do ukPodcast (www.kdmix.com/ukpodcast). Esses são apenas alguns dos podcasts que eu acompanho. Entrando no www.feeds.com.br você vai encontrar uma lista com os principais podcasts nacionais.
Já baixei os programas necessários e em breve estarei compondo essa lista também.
Quem sabe daqui a algum tempo a gente tenha no bananadesign a minha coluna em podcast? É uma boa idéia.
Publicado em 31 de janeiro de 2005 – www.bananadesign.com.br



[…] Podcasts […]
Leave your response!