Eu protesto!
Eu sei, eu sei…estou em falta com o blog.
Não adianta me justificar, então vamos deixar de papo-furado e vamos direto ao post.
Em retaliação à “curtura” vigente soteropolitana, resolvi dedicar minha semana passada para fazer um protesto grotesco: prestigiei alguns acontecimentos culturais na cidade. Foi um protesto pacífico e muito proveitoso mas que incomodaria muita gente que o rotularia de “chato” e “enfadonho”.
Mummenschanz
Conhecida como uma das mais inovadoras companhias artísticas da atualidade, o grupo suíço Mummenschanz fez uma apresentação única na sala principal do TCA na terça-feira, dia 1/12. O espetáculo, como título 3 x 11, reuniu no palco momentos dos 33 anos de estrada da companhia, completados em 2005.
A plasticidade e a criatividade em reunir diversos tipos de materiais para a apresentação, juntamente com os efeitos de iluminação, sugerem uma mágica que eu nunca tinha visto anteriormente, nem mesmo com ilusionistas.
Em diversos momentos com toques de humor e interação com o público, o espetáculo conseguia unir a poesia das formas, a beleza e inquietação do silêncio para contar diversas histórias.
Simplesmente fantástico. Se eles aparecerem na sua cidade, não perca.

OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia
No dia seguinte, dia 2/12, fui apreciar a homenagem a Félix Mendelssohn, na série Nossos Músicos América Latina, regida por Marcelo Lehninger e presença das solistas Gabriela Queiroz (violino) e Lígia Moreno (piano).
Esta última impressionou com sua técnica. Excelente programa.
E para quem tem interesse e estiver em Salvador, haverá um concerto especial de Natal, regido por Ricardo Castro, no dia 13/12 Ã s 18h na sala principal do TCA.
Tocarão a Sinfonia nº9 em Mi menor, op.95 de Dvorák e o Quebra Nozes, Suite nº1, op.71A de Tchaikovsky.
Vai perder também?

Rodin
Já no Palacete das Artes Rodin Bahia, tive a oportunidade de ver obras do grande mestre Rodin. São 62 peças originais em gesso de autoria comprovada, além de 4 obras nos jardins do palacete. Algumas obras bastante conhecidas como O Beijo e O Pensador estão lá para que o público aprecie sem moderação. Pena que não pude tirar fotos (é proibido).
Vale muito a pena.

JAM no MAM
Programa já antigo (que comemorou 10 anos), o Jazz no Museu de Arte Moderna é um dos meus programas prediletos. Boa música, lugar fantástico, horário beleza (final de tarde), galerinha…galerinha…bem, pularemos essa parte. Como sempre, muito legal. É uma boa para o final de tarde ver o pôr do sol. Recomendo totalmente. Faz o seguinte: vai pro deck e vê o pôr do sol de lá.


Phoenix Jazz Festival
Bom, esse ano consegui assistir o show do Stanley Jordan no Phoenix Jazz Festival, que aconteceu na Praia do Forte. A estrutura montada estava muito boa e diversas atrações participaram desse ano, tornando a edição bastante especial. Eu só fui mesmo para prestigiar esse fantástico guitarrista, que utiliza uma técnica peculiar: digita as cordas da guitarra como se estivesse tocando um piano. Para quem toca, é o velho e famoso tapping. Van Halen que o diga.
O show foi fenomenal e no final o grande Armandinho (o de Dodô e Osmar) entrou no palco para fechar com chave de ouro o espetáculo. Tocaram até Little Wing, o que levou muita gente à s lágrimas…eu não chorei! Eu não chorei!
Valeu muito pelo show e pelo clima da Praia do Forte. Ano que vem estarei lá novamente.
Ah…o show foi gratuito e aberto ao público, como sempre é o festival. Melhor do que isso…


Bom, né?
Pois é. Esse foi o meu protesto e espero protestar muito mais.
Quem mais?









Ai, eu quero! Fiquei sabendo que vai ter Ivete e Beyoncé no Pituaçu em Fevereiro…vc vai? rsrsrsrs.
Escreva mais. Preciso de inspiração! Bjos.
Tio Laert também é cultura! Fiquei com uma pontinha de inveja da disposição física e intelectual para me jogar em tantos eventos em 1 só semana…
Ava,
Se eu tivesse disposição pra ser mártir-bomba, com certeza estaria lá pra levar um bando de sacana pro inferno.
Tia Gabi,
Temos que evoluir para mostrar as coisas boas para os pequenos que estão chegando agora. Como é o caso do pequenino Leo. Quem sabe não serão eles a solução (ou salvação) do câncer do Brasil: o povo brasileiro.
Quanto à disposição fisica, daqui a 3 ou 4 meses você terá mais disposição do que todo o Metal Night group juntos.
🙂
Vc esqueceu de indicar o mega shÔ de Beyoncé na cidade, por agora.
Ivete vai fazer dueto com ela. Pire aí na baixaria.
Parabéns pelo protesto. Te encontrei em uma etapa dele… Ahahahaha!
Isso é bom, faz tão bem pra alma e pro itelecto.
Engraçado que os programas que mais me recordo na minha vida, são as idas inusitadas ao teatro, cinema de arte ou exposições, sem ler sinopses, roteiros, críticas ou comentários. A simples sensação de se dispor a ver o que vc não faz nem idéia do que é ou vai ser, é única!
Leave your response!
Passado
Categorias
Mais comentados