Home » Uncategorized

Serial Experiments Lain

5 May 2008 2 Comments

Serial Experiments Lain (シリアルエクスペリメンツレイン, shirialu ekusuperimentsu lein) é uma série anime japonesa de 1998 com 13 episódios, com o objetivo de chamar a atenção do público para um tema considerado inovador em sua época. Um dos animes com maior repercussão nos Estado Unidos, comparado ao maior sucesso do segmento, Akira.

Lain (冷音, Rei-in), uma jovem adolescente solitária, desenvolve um fascínio pela informática e pelo Wired, uma versão melhorada da Internet após a morte de uma das suas colegas de escola. Um e-mail, enviado por esta após a sua morte, explica que o seu corpo deixou de viver e que ela vive agora no wired. Lain fala também da situação de dupla personalidade entre o mundo real e na “Wired”. A situação para falar na realidade não é muito diferente ao que se começa a passar na atualidade (as pessoas desenvolvem-se de maneira diferente na Internet). O anime em si é bastante complexo e tem um traço de desenho bem limpo.

Serial Experiments Lain é baseada em uma história de Chiaki Konaka, a mente criativa por trás do excelente roteiro de “The Big O”. Com Serial Experiments Lain, não existe meio-termo: ou você ama a série de paixão, ou odeia o que viu com todas as forças.

Lain Iwakura é uma estudante tímida, bem fechada e com poucos amigos. Sua mãe é uma pessoa extremamente seca, que fala pouco e não dá muita atenção aos problemas da filha. O pai, apesar de mais expansivo, também tem dificuldades de comunicação com Lain, e procura reduzir a distância entre ambos através de bens materiais. As coisas começam a tomar um rumo diferente quando Lain passa a receber e-mails de uma garota chamada Chisa Yomoda, em seu telefone celular, dizendo que o mundo virtual (Wired) é que representa a realidade, e não o mundo em que vivemos. Seria um fato corriqueiro, um possível “hoax”, não fosse um pequeno detalhe: Chisa está morta há algum tempo… seria possível que ela estivesse viva dentro da Web? De acordo com suas palavras, ela não era a única pessoa na mesma situação.

A partir daí, Lain passa a se interessar mais e mais pelo que acontece dentro da rede, e nesta busca incessante por informações, vai descobrindo que o limite entre o mundo real e o virtual é menor do que imagina. Até mesmo a natureza de sua própria existência é colocada em xeque: quem é Lain, afinal? Uma pessoa? Um ser virtual? Ela existe em nosso mundo teoricamente real e palpável, ou sua verdadeira personalidade é aquela que existe no mundo teoricamente virtual?

A primeira coisa que chama a atenção em Serial Experiments Lain é seu estilo único. A direção de arte é fantástica, com um excelente uso de luz e sombras, criando um clima de surrealismo que permeia toda a série. A trilha sonora, composta na maior parte por ruídos, aumenta ainda mais a sensação de estranheza e deslocamento. O traço dos personagens é bem diferente, com olhos muito expressivos e detalhados. A qualidade da animação não fica atrás, misturando técnicas tradicionais com computação gráfica, o que permitiu algumas tomadas de câmera inacreditáveis.

(fonte: Wikipedia)

Para informações mais detalhadas clique aqui.

2 Comments »

  • Rafael said:

    Realmente Lain é uma história muito interessante .
    Gostei muito da serie “apesar de tudo“.hahaha

  • victor said:

    é a melhor serie que eu ja vi nao tem um desenho igual é muito bom mesmo

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.