Home » blog, Blogroll

O nerd é lindo

21 February 2007 2 Comments

Mais sobre a categoria mais temida da sociedade

Até há pouco tempo, a palavra Nerd era ligada a um estereótipo: sujeito de óculos com aros grossos, anti-social, malvestido, que compensa sua falta de talento para relacionamentos com uma tendência de estudar além da conta.

Segundo filmes como A Vingança dos Nerds e outras bombas que freqüentaram a Sessão da Tarde durante os anos 80, o Nerd deveria ser ridicularizado para glorificar o ideal norte-americano de vida, o indivíduo “popular” – aquele que vai às festas, joga no time de futebol e não tem quase nada na cabeça.

Mesmo bizarra, essa caricatura pegou durante algum tempo. Muitos ainda hoje se arrepiam quando ouvem o termo Nerd e temem ser enquadrados na categoria. Mas está cada vez mais difícil escapar dela. A informação assumiu um papel tão importante no cotidiano, a informática se popularizou tanto que houve uma verdadeira “nerdização” do mundo. E não só por motivos estritamente econômicos. A indústria do entretenimento há décadas já entendeu que conhecimento também pode divertir e provocar paixões. Por isso, não é de se espantar que tanta gente procure espontaneamente saber sobre assuntos cada vez mais técnicos e que tenha orgulho disso.

A idéia de Nerd se desvencilhou do estereótipo cinematográfico para ganhar manchetes de jornais e movimentar um milionário mercado de idéias. Gente que acompanha tudo o que é publicado sobre um determinado filme, que gasta horas por dia em frente de videogames, internet e computadores, que é capaz de discorrer sobre bandas desconhecidas durante horas, que freqüenta congressos de fãs e se diverte imitando seus ídolos. E, claro, consegue fazer sexo, conviver com outras pessoas, etc.

O Nerd é aquele que é capaz de fazer piadas citando “scripts” de programação ou algum personagem obscuro da literatura. Por pura sacanagem, debate detalhes sobre o funcionamento de um sabre de luz (arma dos cavaleiros Jedis no filme Guerra nas Estrelas) enquanto bebe com os amigos.

De estereótipo, ele passou a ser o símbolo da sociedade da informação. O efeito colateral é que também pode se tornar um verdadeiro consumista compulsivo, sobretudo de cultura pop. Muitos passam a vida colecionando cards, comprando revistas e merchandising.

O fato é que o movimento “o Nerd é lindo” ou “Nerd Power” já se espalhou pelo mundo. Tanto que hoje a Seção da Tarde teria de exibir outro tipo de filme. Um que contasse a história de um Nerd vestido de jeans e camisetas caras, decidindo o futuro do emprego dos tais “populares”, num laptop. Pelo jeito, os Nerds não têm mais do que se vingar.

Fonte: Revista Radar Interativo, #3.

2 Comments »

  • KK said:

    lindo isso! as vezes esqueço que casei com um nerd-jedi! 🙂

    Hehehe…então mostre esse texto pra ele. Ele vai curtir.

  • Dea said:

    Os nerds mandam e comandam. O mundo é nerd!
    Bjs

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.