O túmulo dos vagalumes
Ano passado fiz um post sobre um box lançado em comemoração aos 20 anos do clássico Akira, de Katsuhiro Otomo. Esse anime (desenho japonês) é de 1988 e tive o prazer de assistí-lo no cinema na época do seu lançamento no Brasil.
Um outro clássico anime, talvez esquecido pela indústria das comemorações ou por não ser um filme que vanglorie os EUA quando o tema é a segunda guerra, também foi produzido no mesmo ano de Akira e retrata um lado da guerra que não é costume dos filmes do gênero expôr.
Estou falando de O túmulo dos vagalumes (Hotaru no Haka), de Isao Takahata.

Sinceramente, um dos melhores filmes sobre a guerra que eu já vi, não só pela forma como o tema é abordado mas pela postura íntegra em não direcionar culpas ou lamentações para nenhum dos envolvidos.
A tônica desse filme é o amor entre dois irmãos – Seita, um jovem de 14 anos e Setsuko, sua irmãzinha de 4 anos – que passam pelas angústias dos bombardeios da guerra em sua cidade, sem apoio de praticamente ninguém.
Comovente, sério e forte, esse é um dos poucos filmes em que chorei. Não sei se pelo fato de saber que há uma ligação pela família nipônica ou pela abordagem poética da pureza nos gestos de Setsuko.
Recomendo ver esse filme urgentemente e refletir sobre as guerras que assolam outros países atualmente.









tiooooooooooooo,
sumi, mas sempre volto… rs
bjo.
Olá!
Com certeza é um clássico! Faz qualquer um se emocionar com a história desses dois irmãos… Em 2005 saiu uma nova “edição”, desta vez, representada por atores.
Leave your response!
Passado
Categorias