Home » NDA

Slow down

8 September 2008 7 Comments

Chega de correria.
Já estou nessa loucura há muitos anos. E no fim das contas…a sensação é de que existe ainda um grande abismo a ser atravessado, enormes tsunamis de informação para serem digeridas.
E o engraçado é que o pensamento é alimentado por algumas referências que aparecem do nada.

Ou quase do nada.

Eu estou lendo um livro que fala sobre o limite entre a tecnologia e o ser humano – Negócios e-mocionais, do Nicola Phillips. Em determinados trechos do livro, há exatamente esse questionamento que eu estou fazendo há algumas semanas. A relação entre a ilusão do controle, a ansiedade por informações, a sensação de tempo escasso e diversas outras inquietações psicológicas.

E o resultado é sempre o mesmo para os portadores dessa postura acelerada: hipertensão, problemas cardíacos, insônia, stress, nervosismo…dentre outros problemas.
Em diversos locais e principalmente nos ambientes de trabalho, esse tipo de postura ainda é reverenciada.

Eu estou cansado disso.
Slow Down agora é meu lema…não estou dizendo com isso que eu vou deixar de trabalhar ou parar de ler minhas fontes de informação. Mas que, com certeza, vou estabelecer um limite, uma dosagem mais adequada à quantidade de informações que possam ser absorvidas de acordo com as capacidades neurológicas.

Sei que é uma tarefa difícil. Entrar num outro ritmo, ainda mais trabalhando numa área em que os acontecimentos são interminavelmente rápidos, será um tanto quanto complicado.

“A velocidade não faz as novidades acontecerem mais depressa. Essa é uma das e-lusões”
(Nicola Phillips).

7 Comments »

  • Mile said:

    Oi novo amigo!rs

    Se você acha que chegou no seu limite, é realmente hora de desacelerar. Muitas pessoas acham que se “matando” de trabalhar vai ter uma boa imagem com o chefe, terá um aumento de salário no final do ano, ou ter uma promoção.
    Porém existem também aquelas que amam o que fazem e não percebem quando o trabalho já tomou conta dela e aí mora o problema. (Acho q seria seu caso, por causa do seu tipo de trabalho, e sei muito bem como é isso, rs).
    Nós temos que trabalhar para suprir nossas necessidades básica em primeiro lugar, mas depois sentimos vontade de ter mais, mais e mais e não nos importamos quantas horas perdemos de sono, se comemos direito, se passamos muitas e muitas horas na frente do computador trabalhando sem nem piscar direito, sem dar atenção às vezes a pessoas que estão ao nosso lado, sem curtir mais a vida.
    Ai ganhamos dinheiro, juntamos, e ficamos ricos. Mas quantos anos mesmo já vai ter?
    Tenho alguns exemplos de pessoas que se mataram pelo trabalho e que deixaram muitas coisas na vida passarem. E depois se arrependeram. Eu nunca caí nessa armadilha, pq o meu pai sempre trabalhou nesse esquema: trabalho, trabalho e trabalho. E sempre disse para mim mesma que o trabalho nunca tomaria conta de mim, eu tentaria o dominar sempre, não quis seguir o mesmo destino dele.
    Hoje, tenho uma empresa com a minha irmã, o que me toma o meu tempo quase todo. Dias da semana, finais de semana, mas não deixo mais de ter uma boa noite de sono, de sair com meus amigos, de praticar uma atividade física, de ler um livro, porque sei o quanto é importante. Posso até às vezes parecer que me divirto bastante para quem trabalha, mas acho que aprendi a me organizar e ser responsável com meus compromissos.

    Tudo bem que tenho que driblar Biu, e essa é a pior parte, pq minha amiga me chama pra ir pra festa quase todo dia, aí tbm não dá não?

    Nossa, eu escrevi um post!!!kkkkkkkkkkk Não disse que falo pra caramba? Eu avisei!kkkk
    beijos

  • Trhi said:

    Amigo,

    O livro pode até ser novo, mas esse seu projeto aí é veeeelho..heheheh
    Mais uma vez boa sorte.. no fundo, no fundo, acho que a gente não tem solução NÃO!! 😀

    Bjokas

  • Biu said:

    Tio Nerrrrrd,
    Tá na hora de fazer diferente… rs
    E Camile é uma falsa!
    Bjo.

  • Samira said:

    Xu, de certa forma concordo com Thriu…..
    Mas não podemos deixar isso tomar conta da gente, se acomodar…
    Pelo contrário temos que lutar contra …. afinal, qual foi mesmo o trecho desse livro de vc leu p mim ontem?
    Então…. devagar e sempre….
    Ainda temos muito o que fazer aqui, muito o que viver, que contruir e curtir……
    hunf
    bjs da Pequena, da Branquinha, da Xua…..

  • Laert (author) said:

    Pois eh,
    Mas já estou pondo em prática.

    É o velho conceito: Menos é mais.

  • Giva said:

    Cara, sabe aquelas situações em que estamos com uma tremenda pressa, passando por todo mundo no trãnsito e quando o sinal fecha, aquele cara q tava irritantemente lento na tua frente vem devagar parando BEM AO SEU LADO???

    Nessas horas se vê que a pressa não leva a lugar algum mesmo…

  • .: Laert Yamazaki :. » Menos é mais. said:

    […] o longo período sem postagens, queridos leitores. Mas estou colocando mesmo em prática aquele post em que eu dizia que precisava desacelerar, lembram? Então, adotando práticas mais saudáveis e […]

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.